Destaque: “Janeiro Branco” é marcado com palestra sobre Saúde Mental

212

Chã Grande mostrou a importância do debate sobre a saúde mental na manhã desta sexta-feira (25) em uma palestra promovida através de uma parceria entre a Prefeitura de Chã Grande e o Espaço Psicológico Mente e Equilíbrio. O evento foi realizado no Salão Paroquial, no centro da cidade, e aconteceu em alusão à campanha “Janeiro Branco” que tem por objetivo chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental.

A palestra foi ministrada pelas psicólogas clínicas Liziane Campos e Priscilla Duarte e a psicopedagoga Maryanna Lima. Com foco na saúde mental, a palestra abordou a inteligência emocional, bem como orientou sobre os sinais da depressão, ansiedade, estresse e suicídio. Além disso, o público pôde interagir em uma roda de perguntas.

Para a psicóloga Priscilla Duarte, a campanha “Janeiro Branco” é de extrema importância no que se refere à conscientização da saúde mental. “É uma possibilidade de levar a informação ao cuidado com a saúde mental a população, pois muitas vezes a gente sabe que a saúde mental é um tanto negligenciada e as pessoas dão mais visibilidade à saúde física, mas pode-se perceber o quanto é importante ter esse cuidado também em relação à saúde mental”, disse.

Foi a primeira vez que Chã Grande aderiu ao “Janeiro Branco”. Para a Priscilla Duarte, a adesão à campanha evidenciar uma luta para quebrar o tabu sobre o debate da saúde mental. “As pessoas ainda tem preconceito em relação ao cuidado com a saúde mental e com o trabalho do psicólogo, então levar essa informação e desmitificar algumas informações em relação a isso é de extrema importância”, completou a psicóloga.

Em Chã Grande, a principal rede de apoio com enfoque na saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC). O órgão é referência no auxílio de pessoas com sofrimento ou transtorno mental em toda região e fica localizado na Rua Dom Luiz, próximo ao Largo do Gabiru.

Deixe seu Comentário